Desde o início da pandemia, muitas cadeias de fornecimento foram comprometidas em maior ou menor grau em todo o mundo. Pela primeira vez desde meados de março de 2020, a covid-19 passa a diminuir em termos de mortes e número de infectados na maioria das mais de 180 nações atingidas pela doença. E esta retomada essencialmente afetará novamente o delicado equilíbrio entre oferta e demanda – o que inclui o setor de resinas poliuretânicas.
As resinas PU são utilizadas em revestimentos, adesivos e selantes, tintas, elastômeros e tantas outras aplicações.
Uma das aplicações em que o PU tem crescido de forma mais proeminente é o de tintas líquidas para impressão em rotogravura e flexografia.
Tais tintas são, basicamente, uma dispersão de pigmentos em resinas nitrocelulósicas modificadas com outras resinas, em geral poliuteretânicas.
O que ocorre é que agora os convertedores estão percebendo de fato os inúmeros benefícios dos sistemas full PU – isto é, tintas líquidas para rotogravura e flexografia que utilizam apenas resinas poliuretânicas (uma mistura de grades com características distintas) para encapsular os pigmentos.
Este fenômeno é um catalisador para o aumento de demanda no consumo de resinas poliuretânicas no Brasil e no mundo.
Uma maior demanda por produto tem sempre a capacidade de afetar os preços – neste caso, o das tintas líquidas de impressão como um todo.
Por este motivo, é recomendável ao comprador de tintas que atua na indústria convertedora ser cauteloso e planejar as compras das tintas de alta performance full PU neste segundo semestre.
E recuperar as margens perdidas ao longo deste ano árduo na máquina, imprimindo bem e com alta produtividade.
Polyurethane (PU) Resins Market report investigate the effect of Coronavirus (COVID-19) on the Polyurethane (PU) Resins industry. Since December 2019, the COVID-19 infection spread to practically 180+ nations around the world with the World Health Organization pronouncing it a general wellbeing crisis. The worldwide effects of the Covid infection 2020 (COVID-19) are now beginning to be felt, and will essentially influence the Polyurethane (PU) Resins market in 2020 and 2021.